Prefeitura de Alto Araguaia inicia cadastro para quantificar déficit de vagas em creches

[caption id="attachment_21097" align="alignright" width="314"]DSC02508 Mudas já podem ser retiradas na SEMAPA [/caption] Alto Araguaia, MT – Um hábito muito comum para quem tem um ‘pedaço de terra’ no fundo do quintal é o cultivo de hortaliças e legumes. Além de uma terapia ocupacional para dezenas de pessoas a prática garante alimentos de boa qualidade e livre de agrotóxicos. E pensando justamente em garantir esse plantio durante o período propício é que a prefeitura de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA) desenvolve um projeto de distribuição de mudas frutíferas, hortaliças e espécies florestais que vai beneficiar os moradores da área urbana e pequenos produtores rurais. E o trabalho implantado já vem colhendo os primeiros frutos. O projeto já beneficia de forma direta em torno de 33 produtores rurais que implantaram em suas propriedades a Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). Os moradores da área urbana também podem requerer as mudas. Na Secretaria de Agricultura já estão disponíveis mudas de mamão, pimenta, tomate, pimentão, jiló, de legumes, além de hortaliças, sem contar as espécies florestais que já beneficiaram centenas de propriedades com passivo ambiental em Alto Araguaia. A estimativa é que mais de 250 mil mudas já tenham sido distribuídas. Entre elas estão jatobá, ipê, buriti, entre outras. “É um grande fomento ao pequeno produtor e o mais importante: com assistência técnica especializada”, disse o engenheiro agrônomo da SEMAPA, Sérgio Ricardo. As pessoas interessadas em obter as mudas devem procurar a Secretaria de Agricultura na Rua João II. “As pessoas podem vir diretamente à secretaria”, complementa o agrônomo. Na manhã de sexta-feira (07/06), acompanhados pelo secretário Dimas Gomes Neto e o agrônomo Sério Ricardo, visitam o projeto o promotor de justiça Márcio Florestan Berestinas; a diretora executiva da Fundação Nova Chance, Mônica Rodrigues de Sousa e o vereador Guilhermino Berigo, o Finega. O promotor elogiou a iniciativa.